Webmail:

Aviso!!!
As informações contidas abaixo são de sites externos, à Paranaguá Pilots apenas disponibiliza em seu portal para fins de informação e divulgação. Assim sendo isenta-se de qualquer responsábilidade sob seu conteúdo, ou mesmo disponibilidade.

Publicado em 26/07/2013 14:50:16 por DeLeon - Assessoria de imprensa da Paranaguá Pilots | Tags: praticos , desenvolvimento , formação , profissão , #

Práticos contribuem para o desenvolvimento do País

"O prático é o profissional que auxilia na circulação segura dos navios em locais de difícil acesso, como portos, hidrovias e estuários. Ele acompanha o comandante até o momento da atracação. Seu trabalho consiste em orientar a manobra e tem início antes mesmo de sua entrada no navio..."

Legenda
O prático é o profissional que auxilia na circulação segura dos navios em locais de difícil acesso, como portos, hidrovias e estuários. Ele acompanha o comandante até o momento da atracação. Seu trabalho consiste em orientar a manobra e tem início antes mesmo de sua entrada no navio, com a análise das características da embarcação. Para tanto, utiliza seus profundos conhecimentos sobre o local, condições de vento, solo, maré e outros fatores.

No Brasil, o índice de acidentes se reduz a 0,002% (dois milésimos por cento), se houver o prático a bordo da embarcação, conforme dados da Associação Internacional de Clubes de Proteção Mútua dos Armadores (International Group of P&I Clubs, em inglês).

Profissional que atua em todos os tipos de embarcações, desde navios de carga a cruzeiros marítimos, o prático cumpre extensas jornadas de trabalho e está à disposição a qualquer hora, uma vez que a chegada e partida dos navios pode ocorrer em horários diversos.

Sua atuação é fundamental para as operações nas zonas portuárias do País e não se limita às operações de comércio exterior. Além de preservar as cargas e equipamentos de alto valor dos navios cargueiros, promove ainda maior segurança às pessoas embarcadas e pode ter papel fundamental na prevenção de desastres ambientais que possam ser causados na chegada e partida dos navios.

Formação do prático

Para ingressar na profissão de prático, é necessário ter nível universitário e habilitação de mestre amador. O domínio da língua inglesa também é requisito obrigatório para se candidatar a uma vaga no processo seletivo.

Após aprovação neste exame, o profissional passa por um treinamento, pelo período mínimo de doze e máximo de quinze meses, observando e realizando as atividades sob a orientação de um prático experiente.

Ao final do treinamento, o prático deve ser submetido a um exame realizado pela Diretoria de Portos e Costas (DPC), ligada à Marinha do Brasil. Ao ser aprovado, recebe a habilitação para exercer a função.

Fonte: #

Copyright © - Paranaguá Pilots - Todos os direitos reservados - 2014
Rua Benjamim Constant, nº 111, Oceania - Paranaguá-PR
CHR - Soluções e Tecnologia